“Dois anos da Lei Municipal 4.600/2019” que instituiu o dia da “Consciência Negra” no município de Seberi.

Pode-se afirmar que é pela disputa da memória e da história dos negros no Brasil e por sua luta contra a escravidão e pela igualdade social que há mais de 30 (trinta) anos comemora-se no dia 20 de novembro (data do assassinato “encomendado” de Zumbi dos Palmares, mártir da população negra, em 1695) o “Dia da Consciência Negra”.

O município de Seberi, teve através da aprovação do Projeto de Lei n° 08/2019 de iniciativa do Vereador João dos Santos Lopes, a instituição, através da Sanção da Lei n° 4.600 de 19/11/2019, do Dia da Consciência Negra no Município de Seberi, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, tendo sido esta data incluída no calendário oficial de eventos do município.

Com a referida Lei Municipal a semana da Consciência Negra será comemorada nas unidades da rede municipal de ensino público com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo.